Saúde

Covid-19: Pernambuco confirma 305 novos casos e 103 novas mortes

Números são do boletim desta terça-feira; confira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/06/2020 às 13:08
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou 305 novos casos do novo coronavírus (covid-19), de acordo com o boletim desta terça-feira (9). Destes, 131 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 174 são casos leves. No total, o estado tem 41.010 casos confirmados (16.091 graves e 24.919 leves).

OMS: transmissão de covid-19 a partir de assintomáticos é “muito rara”

De acordo com a SES, da segunda para a terça foram confirmados ainda 103 mortes, ocorridas desde 24 de abril, mas cujos resultados dos exames só saíram agora. A pasta informou que o aumento no número de óbitos no boletim desta terça ocorreu devido ao atraso na informação sobre a ocorrência dos óbitos pela rede hospitalar.

Dos 103 confirmados nesta terça, 60 (58,2%) ocorreram entre o dia 24 de abril e o dia 5 de junho e 43 (41,8%) foram registrados nos últimos 3 dias. No total, Pernambuco teve 3.453 óbitos provocados pela covid-19.

Sintomas e prevenção

A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.