Consumidor

Procon-PE dá dicas para evitar problemas no Dia dos Namorados

Veja a lista para garantir que seus direitos estão sendo cumpridos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/06/2020 às 16:25
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Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem
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O Dia dos Namorados será na próxima sexta-feira (12), em plena pandemia do novo coronavírus (covid-19), mas os casais não deixarão a data passar em branco, seja com uma refeição romântica, um presente à distância, entre outras opções. Sabendo disto, o Procon-PE elaborou uma lista com orientações para que os consumidores não tenham problemas na celebração.

Confira

Hotéis e motéis: o consumidor deve ficar atento às medidas de higiene adotadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Os estabelecimentos também têm a obrigação de prestar esclarecimentos quanto aos preços praticados. Os valores dos itens do frigobar também precisam ser comunicados aos clientes previamente.

Flores e cestas: verifique o valor do frete, assim como os detalhes da compra (tipo de flores, horário, local, mensagem, entre outros). Quanto aos produtos alimentícios, exija que estes não tenham contato direto com produtos químicos ou flores. Exija a nota fiscal.

Compras online: utilize um site em que você já confia; cuidado com sites e emails fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente na página da loja, e não por meio de links recebidos por email e redes sociais. Guarde todos os registros da compra, como emails de confirmação, códigos de localização e realização de compra. Evite fazer a compra em computadores de terceiros ou usando redes de wifi públicas. Opte por pagamentos online e evite ter contato com máquina de cartão durante a entrega.

Trocas: no caso de compras virtuais ou por catálogo, o consumidor tem o direito de arrependimento pela compra em até sete dias. É possível pedir a troca ou a devolução, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do dia em que o produto chegue na residência.

Ajuda

Em caso de problemas, o consumidor pode acionar os canais de atendimento do Procon Pernambuco, através do call center 0800 282 1512 do e-mail denuncia@procon.pe.gov.br e do número 3181-7000 (WhatsApp).

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