Retomada econômica

Recife deve reabrir comércio e praias antes de outras cidades de PE

Abertura deve ser avaliada por um comitê

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/06/2020 às 12:52
Foto: Reprodução / TV Jornal
FOTO: Foto: Reprodução / TV Jornal

A Prefeitura do Recife e o Porto Digital apresentaram nessa quinta-feira (11) a metodologia de um estudo que busca ações e avaliar impactos das mudanças para a retomada dos setores econômicos da cidade. Ainda não há data para antecipar a abertura das atividades socioeconômicas.

De acordo com as gestões, o trabalho no Recife não se opõe ao Plano de Convivência com a Covid-19 que foi divulgado pelo governo estadual. Segundo o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Recife sairá da quarentena primeiro porque foi onde a epidemia começou no estado.

“A gente tem mais ou menos os mesmos pontos de liberação em cada fase (do plano), mas o Recife vai sair da quarentena antes do Agreste. Foi aqui que (a epidemia) começou. Provavelmente o Recife vai chegar na fase amarela (a intermediária, que permite abertura de comércio de rua e praias, por exemplo) antes do resto do Estado”, explicou Pierre Lucena.

As cinco fases de convivência podem avançar ou retroceder de acordo com a análise dos indicadores de risco e de relevância das atividades econômicas. Uma plataforma de dados e algoritmos foi desenvolvida para ajudar nas decisões.

A abertura gradual será avaliada por um comitê, que acompanha todos os dias os dados. “A Prefeitura do Recife demandou ao Porto Digital a confecção de um plano de convivência com a covid-19. Foi contratado um conjunto de cientistas, a maioria ligados à Universidade Federal de Pernambuco, para confeccionar um plano que garantisse a segurança das pessoas ao mesmo tempo que tivéssemos assertividade na volta das atividades econômicas”, diz Lucena.

Coronavírus em Pernambuco