Saúde

Pernambuco confirma mais 1.398 casos do novo coronavírus

Números são do boletim deste sábado da Secretaria Estadual de Saúde

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/06/2020 às 12:53
NOTÍCIA
Pixabay
FOTO: Pixabay
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, neste sábado (20), 1.398 novos casos do novo coronavírus. Dentre eles estão 1.259 (90%) casos leves e 139 (10%) casos graves - Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

No total, o Estado tem 51.118 confirmações, sendo 17.976 graves e 33.142 leves. Da sexta para o sábado, foram confirmados 46 óbitos ocorridos desde 28 de abril. Pernambuco teve 4.148 mortes provocadas pela doença.

Sintomas e prevenção

A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.

Mais Lidas