Meio Ambiente

Fragmentos de óleo reaparecem em praias do litoral de Pernambuco

Material foi encontrado nas praias de Cupe e Muro Alto

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/06/2020 às 12:25
Larissa Lopes/Cortesia
FOTO: Larissa Lopes/Cortesia

Os fragmentos de óleo voltaram a aparecer nas praias de Cupe e Muro Alto, no Litoral Sul pernambucano. Nesse domingo (21), a ONG Salve Maracaípe fez uma denúncia alertando que foram encontrados vestígios de óleo nas praias que ficam próximas a Porto de Galinhas.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os primeiros vestígios das manchas de óleo apareceram em Pernambuco no dia 2 de setembro. De acordo com a Marinha do Brasil, em 26 de outubro as praias pernambucanas já não tinham vestígios do óleo.

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) informou ao Jornal do Commercio que terá uma equipe na área afetada na manhã da segunda-feira (22).

De acordo com o gestor ambiental e integrante da ONG Salve Maracaípe, Sidney Marcelino, pessoas denunciaram a presença do óleo através do Instagram da ONG e a equipe foi verificar o local. "Essas pequenas partículas provavelmente estavam na areia, e quando você tem a movimentação através do fluxo da maré, isso acaba vindo à tona, mas não só aqui, como em várias praias que tiveram a presença do óleo mais intensa", conta.

A CPI do Óleo, que acompanha o vazamento, entrará com requerimento de informações para pedir esclarecimentos ao governo federal sobre o reaparecimento das manchas. "Até o momento, Ibama e Marinha não se pronunciaram sobre o óleo que apareceu em praias de Pernambuco e também em Alagoas. Mas, em princípio, o levantamento das ONGs aponta para o que seria o óleo do vazamento ocorrido ainda no ano passado", disse o deputado federal João Campos (PSB-PE), relator da CPI.

De acordo com o deputado, o material visível foi recolhido, mas há óleo enterrado que pode reaparecer.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que tomou conhecimento do reaparecimento do óleo nas praias e enviou uma equipe de Inspeção Naval para fazer a coleta do material, que será enviado para análise. Leia a nota na íntegra:

"A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), informa que tomou conhecimento, neste domingo (21), do aparecimento de vestígios de óleo na areia das praias do Cupe e de Muro Alto, no litoral sul do estado. Uma Equipe de Inspeção Naval foi deslocada para fazer a coleta do material, que será enviado para análise do Instituto de Estudos do
Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). A CPPE informa, ainda, que mantém as rotinas diárias de fiscalização do tráfego aquaviário, a fim de zelar pela salvaguarda da vida humana, segurança da navegação e prevenção contra a poluição hídrica oriunda de embarcações".