Educação

Escolas particulares sugerem volta às aulas a partir de 21 de julho em Pernambuco

Unidades de ensino estão fechadas desde o dia 18 de março no Estado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/07/2020 às 11:29
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco sugeriu ao Governo de Pernambuco que a volta às aulas presenciais ocorra a partir de 21 de julho. A ideia do sindicato é que o retorno comece com a educação infantil, o 1º e o 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio. A proposta é que apenas 50% dos alunos retornem em um primeiro momento. Os outros estudantes continuariam assistindo as aulas remotamente, em casa.

Os alunos da educação infantil e do ensino médio são sugeridos para serem os primeiros a voltar porque os pais dos pequenos precisam voltar a trabalhar. Já os estudantes do ensino médio estão na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Consed prevê volta às aulas com menos alunos por sala e todos de máscara

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

O sindicato também propõe que no dia 28 de julho retornem do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e no dia 4 de agosto, retornem as 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. A proposta foi entregue na sexta-feira (3) a representantes do governo estadual e da Prefeitura do Recife.

Unidades de ensino fechadas até 31 de julho

Apesar da sugestão, um decreto do Governo do Estado mantém todas as unidades de ensino, públicas e privadas, fechadas até 31 de julho. A data de reabertura das escolas ainda não foi definida, e a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que o plano de retomada das atividades educacionais está sendo elaborado. As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março no Estado, devido à pandemia da covid-19.

Veja o resumo da proposta das escolas privadas:

1ª etapa - 21 de julho
Turmas da educação infantil (2, 3, 4 e 5), 1º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio

2ª etapa - 28 de julho
Turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental

3ª etapa - 4 de agosto
Turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental

*Com informações do Jornal do Commercio