A quarentena rígida decretada pelo Governo de Pernambuco em Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, encerrou nesse domingo (5), após 10 dias de maiores restrições quanto ao funcionamento de atividades econômicas. De acordo com o governo estadual, as duas cidades registraram redução no número de casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
> Quarentena rígida acaba, mas fiscalização continua na Feira da Sulanca, em Caruaru
> Quarentena rígida em Caruaru e Bezerros não será prorrogada pelo governo estadual
Com isto, os dois municípios voltam para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Isto significa que o comércio atacadista voltará a funcionar nas cidades, assim como as lojas de tecidos e aviamentos e as óticas. Os serviços essenciais, a construção civil (50% da capacidade) e a indústria já estavam funcionando.
Agora, todos os municípios que fazem parte das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru e Garanhuns estão na segunda etapa do plano gradual de retorno das atividades econômicas. Os 53 municípios localizados nesta área são os únicos do Estado que ainda não foram autorizados a reabrir o comércio. O governo não anunciou datas para a liberação.
Outras regiões
Todo o Sertão pernambucano continuará na etapa 4 do plano de convivência, ou seja, não terão novas atividades liberadas. Na região, já foram reabertos o varejo, a construção civil, os shoppings, salões de beleza, concessionárias, locadoras de veículos e similares (50% da capacidade), entre outras atividades.
Por outro lado, a partir desta segunda, as cidades das regiões de Recife, Limoeiro, Palmares e Goiana entram na quinta etapa do Plano de Convivência. Nestes municípios, os serviços de escritório podem retornar com 50% da capacidade, e as concessionárias, locadoras de veículos e similares podem abrir com 100% dos funcionários.