Pandemia

Veja o que pode abrir nas cidades de Pernambuco nesta segunda-feira

Caruaru e Bezerros saíram da quarentena e voltaram para a segunda etapa do plano

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/07/2020 às 12:15
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A quarentena mais rígida em Caruaru e Bezerros, no Agreste pernambucano, terminou nesse domingo (5). Essas duas cidades voltaram para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19 e agora todos os municípios que fazem parte das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru e Garanhuns estão na segunda etapa do plano gradual de retorno das atividades econômicas.

O comércio atacadista voltará a funcionar nas cidades de Bezerros e Caruaru, assim como as lojas de tecidos e aviamentos e as óticas. Os serviços essenciais, a construção civil (50% da capacidade) e a indústria já estavam funcionando.

Os 53 municípios localizados na Geres e Caruaru e Garanhuns são os únicos do Estado que ainda não foram autorizados a reabrir o comércio. O governo não anunciou datas para a liberação.

Nesta segunda-feira (5), as cidades da Macrorregião I, incluindo a região de Palmares, entram na etapa 5. Entre alguns dos municípios que avançarão para a quinta etapa estão Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; Limoeiro, Goiana, Carpina e Bom Jardim, na Zona da Mata Norte.

Nesta fase, estão liberados os serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários. As praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas recebem a retomada dos esportes individuais ao ar livre (exceto lutas). O anúncio foi feito pelo Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. A reabertura deve seguir o Protocolo Geral do Estado.

Já as macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão do estado, continuam na etapa 4 e não terão novas atividades liberadas. Na região, já foram reabertos o varejo, a construção civil, os shoppings, salões de beleza, concessionárias, locadoras de veículos e similares (50% da capacidade), entre outras atividades.

Academias terão reabertura antecipada no Recife

Depois de protestos de empresários e profissionais de educação física, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura de academias no Recife será antecipada. Antes, a retomada do setor seria na oitava etapa do Plano de Convivência e agora passou para a sexta. A retomada deve ocorrer no próximo dia 13 de julho ou no dia 20, dependendo do número de casos do coronavírus em Pernambuco.