Sintomas

Resultado do teste de coronavírus de Bolsonaro é aguardado para 12h

Presidente afirmou que está tomando cloroquina

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/07/2020 às 11:35
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O resultado do teste de coronavírus do presidente da República, Jair Bolsonaro, é aguardado para as 12h desta terça-feira (7). Aos 65 anos, o presidente faz parte do grupo de risco da covid-19.

O presidente realizou o exame após apresentar alguns sintomas característicos da doença. Mesmo sem a confirmação, Bolsonaro começou a tomar cloroquina, medicação que defende desde o início da pandemia, mesmo sem a comprovação científica da eficácia.

Saiba como fazer o teste diagnóstico de covid-19 pelo plano de saúde

O presidente foi atendido no Hospital das Forças Armadas (HFA) no fim da tarde da segunda (6), após os médicos do Palácio do Planalto verificarem a temperatura de 38°C no presidente. A apoiadores, Bolsonaro informou que os exames do pulmão não apresentaram alterações e que a oxigenação no sangue estava em 96%.

Na noite de segunda, Bolsonaro pediu aos apoiadores que não se aproximassem dele. "Não pode chegar muito perto não, tá. Recomendação para todo mundo. Tô evitando, que eu vim do hospital agora, fiz uma chapa [raio-x] agora no pulmão, tá limpo o pulmão, tá certo", declarou.

Enquanto o resultado do teste de coronavírus de Bolsonaro não sai, a participação dele em alguns eventos foi cancelada. Na segunda-feira (6), o presidente se reuniu com os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Levi Mello (Advocacia-Geral da União).

Bolsonaro já fez outros testes

Bolsonaro já havia realizado, em março, exames da covid-19, que deram negativo. Na época, o presidente havia voltado de uma viagem oficial aos Estados Unidos. Pelo menos 23 pessoas da comitiva testaram positivo para a doença. Uma disputa judicial fez com que o presidente fosse obrigado a mostrar publicamente os resultados dos testes, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).