Coronavírus

Covid-19: "houve uma estabilização dos números", diz secretário de Saúde sobre região Agreste

Flexibilização das atividades econômicas é aguardada por moradores da região

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/07/2020 às 15:26
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que houve uma estabilização dos números da covid-19 na região Agreste. Longo afirmou que houve melhora com relação aos últimos 15 dias. "Estávamos preocupados com o risco de crescimento exponencial [do número de casos], isso não se configurou", afirmou.

De acordo com ele, a depender dos resultados da semana atual, novas medidas de flexibilização das atividades econômicas podem ser adotadas. "Preocupava mais a 4ª Regional [Caruaru] do que a 5ª Regional [Garanhuns], então a gente poderá adotar medidas ao observar os números do decorrer desta semana".

Medidas preventivas continuam com reabertura do comércio em Palmares

As decisões sobre flexibilização das atividades econômicas são aguardadas por 53 municípios do Agreste, inseridos nas 4ª e 5ª Regionais de Saúde do Estado. Estas cidades são as únicas nas quais o comércio ainda não foi autorizado a reabrir em Pernambuco.

Portanto, só estão liberadas para funcionar as seguintes atividades: construção civil (50% da mão de obra), comércio atacadista, lojas de material de construção, consultórios, laboratórios e clínicas, óticas e similares, shopping centers (delivery e drive-thru) e varejo de bairro e centro (delivery).

Municípios

A 4ª Geres, sediada em Caruaru, compreende os seguintes municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

Com sede em Garanhuns, a 5ª Geres engloba Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.