Economia

Empresários fazem carreata para cobrar reabertura de bares e restaurantes em Pernambuco

Reabertura está prevista para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/07/2020 às 13:21
Yacy Ribeiro / JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro / JC Imagem

Um grupo formado por donos de bares e restaurantes, por integrantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes do Recife (Sintrah-PE) realizou uma carreata na manhã desta quinta-feira (9), no Recife, cobrando a reabertura do setor.

Desde o início da pandemia da covid-19, há quase 120 dias, os bares e restaurantes estão autorizados apenas a atuar no sistema de delivery ou como ponto de coleta.

Protocolo para reabertura das academias em Pernambuco é aprovado

Caruaru e Garanhuns são únicas Regionais de Saúde que ainda não foram autorizadas a reabrir o comércio

De acordo com André Araújo, representante da Abrasel, aproximadamente 50 mil trabalhadores do setor foram demitidos no Estado desde abril. "As pessoas não suportam mais ficar paradas sem uma motivação para voltar ao trabalho", disse, ao JC.

A carreata começou na Praça de Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana, e seguiu até o Palácio do Campo das Princesas. Representantes do setor foram recebidos pelo secretário executivo da Casa Civil, José Francisco Cavalcanti Neto, e entregaram um documento pedindo a volta das atividades.

Previsão

Os bares e restaurantes estavam previstos para retornar a funcionar na sétima etapa do Plano de Convivência Com a Covid-19, elaborado pelo governo estadual. No dia 18 de junho, o governo anunciou a antecipação do setor para a sexta etapa.

Atualmente, a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Zona da Mata e algumas cidades do Agreste Setentrional estão na quinta etapa do plano. A data de início da próxima etapa ainda não foi anunciada.