Auxílio emergencial

Nubank e PicPay esclarecem problemas após dinheiro sumir das contas de clientes

Usuários relataram dificuldades com boletos pagos pelo Caixa Tem

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/07/2020 às 12:40
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Durante esta semana, vários usuários de carteiras e bancos digitais, como o Nubank e o PicPay, relataram problemas ao transferir o valor do auxílio emergencial. Muitos clientes disseram que o dinheiro sumiu das contas, e não aparece nem no Caixa Tem nem na conta digital.

O Caixa Tem enfrenta instabilidades nas operações desde a semana passada. Muitos usuários questionam que não conseguem pagar boletos e realizar outros pagamentos. Alguns sequer conseguiram acessar o dinheiro, desde o dia de recebimento.

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As carteiras digitais se popularizaram entre os beneficiários do auxílio, uma vez que permitem que o usuário tenha acesso ao dinheiro antes do dia permitido para a realização de transferências e saques. Com os problemas relatados, o Nubank e PicPay se pronunciaram.

Em uma nota divulgada nas redes sociais, o Nubank informou que foi informado pela Caixa que alguns boletos tinham sido creditados com quantias a mais, e que a empresa precisava devolver os valores. Ainda segundo o Nubank, ao acatar a recomendação e passar a corrigir os valores, vários clientes apontaram inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa.

"Como sempre, buscamos fazer o correto para os nossos clientes: devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank", diz a nota. O Nubank se coloca à disposição para esclarecer dúvidas através dos canais de atendimento.

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PicPay

Em comunicado enviado ao Tecnoblog, o PicPay informou que o problema tem relação com a instabilidade dos sistemas da Caixa Econômica Federal. Segundo o PicPay, quando o erro ocorre, o valor debitado do Caixa Tem é estornado pela Caixa.

Se o erro ocorrer durante o pagamento, o beneficiário deve tentar fazer a operação novamente. Segundo o PicPay, desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de pessoas conseguiram concluir a transferência do Caixa Tem para a carteira digital com sucesso.

A Caixa informou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (9), que quando há problemas na compensação do pagamento, o valor retorna para a conta do cliente.

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