Retomada

Horário reduzido e desinfecção constante; veja medidas para reabertura dos shoppings de Caruaru

Centros de compras terão controle no fluxo de clientes para evitar aglomerações

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/07/2020 às 11:03
Nayara Vila Nova/TV Jornal Interior
FOTO: Nayara Vila Nova/TV Jornal Interior

Os shoppings de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, retomam as atividades nesta segunda-feira (13), dentro da quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 do governo do Estado. Para funcionar, os malls precisam seguir alguns protocolos para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

Uma das principais medidas é atuar com horário reduzido para não provocar aglomerações. O Caruaru Shopping funcionará das 12h às 20h. Já o Shopping Difusora escolheu o horário das 11h às 19h. Estas duas opções constam no protocolo para o funcionamento do setor.

O Caruaru Shopping contratou uma empresa para desenvolver um plano de biossegurança para o empreendimento, que fez um treinamento com os funcionários. Anteriormente, apenas o Big Bompreço, as Lojas Americanas e a agência da Caixa Econômica Federal estavam funcionando. Agora, foram liberadas as lojas e quiosques. Os restaurantes e o cinema não foram reabertos.

Uma pia foi instalada na entrada para que os clientes higienizem as mãos antes de entrar. Haverá controle na entrada para impedir aglomerações. Recipientes com álcool em gel também foram instalados nos corredores para os clientes.

Na porta de cada loja, foram colocadas placas informando o número máximo de clientes permitidos por vez. Os outros devem aguardar do lado de fora.

Um túnel de descontaminação foi instalado no shopping e foram realizadas demarcações pelos corredores, feitos isolamentos em banheiros e controle de fluxo no estacionamento.

Lojas funcionam das 12h às 20h no Caruaru Shopping
Lojas funcionam das 12h às 20h no Caruaru Shopping
Nayara Vila Nova/TV Jornal Interior

Shopping Difusora

No Shopping Difusora, as lojas e quiosques abrem e a praça de alimentação funciona apenas para retirada no local ou por delivery. Não será possível comer na praça de alimentação. As operações de lazer, como o cinema, o teatro e parques continuam desativados temporariamente.

O serviço de ponto de coleta em drive-thru, que foi criado durante a pandemia, continuará funcionando no estacionamento subsolo.

Entre as medidas de prevenção contra o coronavírus está a desinfecção das áreas comuns do empreendimento, desde as calçadas e portarias até a parte interna, passando pela área de alimentação, sanitários e outras áreas de circulação.

O mall será higienizado a cada três horas, principalmente as áreas de maior contato, como maçanetas de portas, corrimões de escadas rolantes, elevadores, entre outros. Os cartões de estacionamento também serão higienizados antes de retornarem às máquinas.

Ainda na cancela para entrar no shopping, os pneus dos carros serão higienizados e a temperatura dos passageiros dos veículos será aferida. A capacidade total de vagas do estacionamento será reduzida, para limitar a circulação de pessoas no mall.

É obrigatório o uso de máscaras para entrar no shopping. Também é preciso lavar as mãos na entrada no empreendimento, onde estão instaladas pias. A temperatura será aferida e o shopping disponibilizou álcool em gel. O centro de compras orienta que as pessoas do grupo de risco da covid-19, como idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas, evitem ir ao local.

As vitrines das lojas foram sinalizadas com a capacidade de clientes permitidos no espaço.

Centros de compras

Além dos shoppings, a Fábrica da Moda e o Polo Caruaru também reabrem nesta segunda-feira (13). A Fábrica da Moda abre às 9h e o Polo, das 11h às 18h.

No Polo, os equipamentos usados no estacionamento foram substituídos, para que o cliente não tenha contato manual com a máquina. Os clientes terão a temperatura aferida e poderão higienizar as mãos em lavatórios instalados ou com álcool em gel.

O uso de máscara é obrigatório, tanto para lojistas e funcionários como para clientes. As lojas foram sinalizadas, inclusive com barreiras de proteção separando atendentes de clientes. A praça de alimentação funciona apenas para a retirada de produtos.