A Operação Muçambê foi encerrada nesse domingo (12) no Sertão Pernambucano. O objetivo da ação era eliminar o cultivo de maconha nessa região do estado. A operação começou em 22 de junho e foram erradicados 538,8 mil pés da erva. De acordo com a polícia, essa quantidade poderia produzir cerca de 180 toneladas da droga.
A iniciativa uniu o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Foram erradicadas 179 roças de maconha. A ação ocorreu na zona rural de Salgueiro, Parnamirim, Dormentes, Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Betânia. As plantações foram encontradas através de levantamentos por imagens de satélite, drones, veículos e aeronaves.
Fizeram parte da operação 86 policiais federais e seis agentes administrativos, 38 policiais rodoviários federais, seis policiais militares, cinco bombeiros militares e dois policiais civis. A ação também teve apoio de paramédicos e trabalhadores de roça