Ressecamento

Inverno exige maiores cuidados com cabelos; veja orientações

Cabelos ficam mais ressecados nesta época do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/07/2020 às 16:43
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O inverno costuma ser mais seco, o que faz com que os cabelos fiquem ressecados. Por isto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar maiores problemas.

A biomédica Tamires Claudino percebeu que o cabelo apresentou mudanças e decidiu seguir um cronograma capilar para manter os cuidados, além de tomar outras medidas. "Tive que dar uma diminuída nos banhos quentes, diminuir o uso de fontes de calor, como secador, chapinha. Quando eu uso, sempre procuro usar um protetor térmico antes, para evitar o dano", contou.

De acordo com a dermatologista Samira Haad, também é preciso se atentar para outros fatores. "O que eu sempre oriento aos meus pacientes, por mais que eles tenham o cabelo mais ressecado, é que eles não demorem muito para higienizar o couro cabeludo. Então usar um shampoo, um condicionador, que sejam adequados para aquele fio de cabelo", explicou.

A cabeleireira Rafaela Freitas reforça que os cuidados precisam ser redobrados nesta época do ano, e não negligenciados, como acaba ocorrendo, principalmente devido às temperaturas mais baixas.

"A gente tem uma falsa sensação de que no inverno os cabelos não precisam de tratamento, e eles precisam. Lavando mais o cabelo, vai diminuir esses danos", explica. Ela orienta ainda que as pessoas não passem longos períodos usando itens como bonés, bandanas, toucas e lenços, que deixam o couro cabeludo abafado, com o risco de desenvolver micoses.

Outras dicas são lavar o cabelo em dias alternados, hidratar uma vez por semana, não dormir com o cabelo molhado e diminuir o uso de chapinha e secador.