Saúde

Unidade Móvel de Testagem da Covid-19 realiza testes rápidos em Caruaru

Dentro de 20 minutos, a pessoa passa pela triagem, é testada e já sai com o resultado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/07/2020 às 16:49
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma Unidade Móvel de Testagem da Covid-19 está realizando testes rápidos na população de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A cada dia, o veículo vai até algum ponto da cidade, para testar pessoas que tenham apresentado sintomas nos últimos 10 dias. Dentro de 20 minutos, a pessoa passa pela triagem, é testada e já sai com o resultado.

"Quando a gente detecta o vírus positivo, a gente ainda não consegue diagnosticar se a pessoa tem anticorpo ou não, a gente só consegue ver se está positivo ou não, quer dizer que no corpo dela tem a presença do vírus. Pode estar no período de transmissão ou no de produção de anticorpo", explica o coordenador de operações da Secretária de Saúde de Caruaru, David Oliveira.

Só população de Caruaru

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram realizados 400 testes, e a expectativa é fazer 250 deles por dia. Os bairros e comunidades contemplados são aqueles que apresentam mais casos de coronavírus e de síndromes gripais. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Santos, esta semana a unidade esteve em Serra Velha e no Juá, na zona rural.

Segundo ele, os testes só são realizados na população de Caruaru, com a necessidade de comprovação. Também é preciso ter apresentado sintomas no período para o teste. Além disto, os grupos de risco estão sendo priorizados.

Veja na reportagem do "Povo na TV", da TV Jornal Interior: