Ferramenta

Aplicativo da Rádio Jornal oferece novas funcionalidades para ouvintes

O aplicativo está disponível para sistema iOS e Android

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/07/2020 às 12:38
Antônio Virgínio Neto/NE10 Interior
FOTO: Antônio Virgínio Neto/NE10 Interior

Com novas funcionalidades e um design mais moderno, acompanhar a programação da Rádio Jornal pelo aplicativo da emissora ficou mais fácil. Agora, o ouvinte tem acesso a todas as frequências da Rádio em um único app, seja a programação do Recife ou do interior. Além disso, também estão disponíveis os podcasts, a interação ao vivo, a opção de baixar programas para ouvir offline e de pausar e escutar de onde parou. Essas mudanças chegaram para tornar a experiência do ouvinte completa em um único lugar -- tudo para somar à alternativa de escutar a Jornal pelo rádio tradicional ou por meio de nosso site, em um computador desktop, que continuam existindo.

“A gente já vinha planejando uma melhor usabilidade do aplicativo, mas essa mudança surge, sobretudo, no momento em que, cada vez mais, as pessoas procuram ouvir o rádio da maneira que querem e onde querem. O smartphone traz essa possibilidade, então foi a junção da necessidade das pessoas com a nossa busca permanente por modernizar a oferta de conteúdo. O novo app acompanha essa facilidade e também a necessidade de ter um ambiente mais limpo, mais fácil de navegar e concentrando todas as nossas rádios com um único app. Você escolhe a cidade que quer ouvir, facilitando esse acesso à nossa programação”, detalha a diretora de Conteúdo Jornalístico da Rádio Jornal, Mônica Carvalho. 

A união de todas as emissoras, reunindo a programação da capital e do interior, dá a todos os ouvintes a oportunidade de acompanhar os programas, mudando apenas a cidade desejada. “Para nós, é um grande passo por saber da importância da Rádio Jornal para toda o interior. A gente já vinha experimentado esse novo formato de ouvir rádio com a Rádio de Caruaru, mas ainda não era de uma forma unificada. Com esse experimento que deu certo, a gente percebeu a oportunidade de centralizar o conteúdo em um único aplicativo, até pela força que a Rádio Jornal tem em Pernambuco. Estarmos mostrando que, onde quer que eles estejam, a Rádio Jornal pode acompanhar os seus ouvintes”, explica o diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto Rocha. 

Para baixar o aplicativo da Rádio Jornal e acompanhar de perto as novidades, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone - Google Play, se o seu celular for Android, ou Apple Store, se for iOs. É só pesquisar por “Rádio Jornal” e fazer o download. Mas se você já tiver o app no seu celular, basta atualizar para a nova versão. 

Conheça as mudanças

As novidades do aplicativo foram pensadas para todos os celulares, de modo que os usuários, independentemente do modelo do seu smartphone, possam aproveitar a “cara nova” que a Rádio Jornal está trazendo aos ouvintes, como explica o gerente de Tecnologia do Sistema Jornal do Commercio (SJCC), Jair Ventura.

“Do ponto de vista da tecnologia, trouxemos mais serviços, como todas as rádios em um único app, acesso aos podcasts e às matérias do site e outras funcionalidades que estão presentes para trazer mais usabilidade aos usuários. Atualizamos tecnologicamente para que o aplicativo atendesse a todos os celulares, sejam eles mais novos ou mais antigos, sem perder nada de conteúdo. Isso tudo é para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, sem que ele precise sair do app e possa ouvir a Rádio Jornal por todo o Estado", detalha.

O trabalho tecnológico partiu de um embasamento que reflete a preocupação do SJCC com sua audiência. "Fizemos um trabalho bem minucioso, não só relacionado às especificações técnicas, de código e de design, mas também envolvendo as equipes de conteúdo, para entender as necessidades da audiência, alinhado a uma pesquisa de mercado mundial para atender o que seria melhor para o nosso público. A tecnologia viabilizou o que nossos comunicadores e ouvintes querem”, resume Jair.

Com as mudanças, agora é possível, baixar e favoritar os podcasts preferidos para ouvir de maneira offline, ou seja, sem precisar estar conectado à internet; participar do Painel Interativo ao vivo, enviando comentários para os programas transmitidos no estúdio da Rádio; a opção “continuar ouvindo”, para pausar o podcast e depois continuar do minuto que parou; além da programação de todas as cidades onde a Rádio Jornal atua, em um mesmo app. 

“Dentro de um mesmo ambiente você consegue acessar todas as rádios que a gente tem, Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Pesqueira e Limoeiro, então não precisa sair do ambiente do aplicativo, basta selecionar a cidade que você quer ouvir. O aplicativo também traz uma programação visual que é mais moderna, mais integrada, então é possível visualizar melhor todo o conteúdo que a gente tem, seja no ao vivo, assistindo pelas câmeras no estúdio, por exemplo. Tem também a seção de podcast, onde estão listados todos os nossos programas e os podcasts nativos. A gente já tem uma gama relevante de programas produzidos no formato de podcast, que você também pode favoritar, pode baixar e ouvir offline depois", elenca Mônica.