Cuidados

HRA, em Caruaru, faz campanha de incentivo à doação de sangue

Estoque de sangue do Hemope está baixo devido à pandemia de covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/07/2020 às 10:38
Divulgação/HRA
FOTO: Divulgação/HRA

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começou uma campanha de incentivo à doação de sangue entre os colaboradores da unidade e acompanhantes. A iniciativa foi motivada pela preocupação com o baixo estoque de sangue do Hemope no município.

A campanha é realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e pela Agência Transfusional. A equipe se reúne em grupos pequenos, seguindo os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus, para apresentar material informativo sobre a importância da doação de sangue. A ideia é tirar dúvidas e estimular a doação.

A coordenadora da Agência Transfusional, Maurisa Laurentino, afirma que as pessoas estão receosas devido à pandemia da covid-19, mas não é preciso ter medo. "Como nós somos um hospital de trauma, deixamos de fazer cirurgias eletivas, mas os traumas continuam. Os acidentes automobilísticos continuam, as agressões por arma de fogo continuam, agressões por arma branca, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise, todos continuam precisando de sangue", destacou.

Covid-19

As pessoas que já tiveram a covid-19 na forma leve podem fazer a doação de sangue, após passados 30 dias do fim dos sintomas. Já os que tiveram o novo coronavírus e apresentaram quadro grave precisam esperar um ano para voltar a doar.