Cronograma

Nascidos em junho recebem FGTS emergencial na próxima segunda-feira

Veja datas do calendário do saque do FGTS

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/08/2020 às 7:50
José Cruz/Agência Brasil
FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita na próxima segunda-feira (3/08) o FGTS Emergencial para os trabalhadores nascidos em junho. O valor ao qual o beneficiário tem direito será depositado na conta digital criada pela Caixa, que deve ser acessada através do aplicativo Caixa Tem.

Inicialmente, não será possível sacar o valor, mas o dinheiro pode ser movimentado pelo aplicativo. Através da ferramenta, é possível fazer compras com um cartão virtual, pagar boletos e comprar em estabelecimentos físicos com o uso da maquininha de cartão.

Veja como usar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro

> Perguntas e respostas sobre o saque do FGTS Emergencial

Os saques em espécie começaram no dia 25 de julho para os nascidos em janeiro. A próxima data de liberação é 8 de agosto, quando poderão retirar o dinheiro os nascidos em fevereiro. O saque para quem nasceu em junho só será liberado a partir de 3 de outubro.

Confira o calendário:

Calendário do saque emergencial do FGTS
Calendário do saque emergencial do FGTS
Divulgação/Caixa

Quem tem direito?

Cerca de 60 milhões de trabalhadores poderão receber o FGTS Emergencial, que foi liberado pelo Governo Federal como medida de enfrentamento aos impactos econômicos da pandemia da covid-19. Poderão sacar os valores aqueles que têm saldo disponível em contas ativas ou inativas do FGTS.

Os trabalhadores podem sacar até R$ 1.045. Para saber se você tem direito e qual valor poderá retirar, basta acessar o site da Caixa.

Aqueles que têm direito mas não desejam sacar o FGTS Emergencial precisam informar à Caixa, até 10 dias antes do dia marcado para o recebimento. Caso esta seja a opção do trabalhador, o dinheiro voltará para a conta do FGTS para ser utilizado no futuro.