Combustível

Nova gasolina começa a ser vendida no Brasil a partir da próxima segunda

Novo combustível será mais difícil de ser adulterado e terá padrão de qualidade maior

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 01/08/2020 às 9:08
Bruno Campos - JC Imagem
FOTO: Bruno Campos - JC Imagem

A nova gasolina começará a ser vendida a partir da próxima segunda-feira (3) no Brasil. Quando comparada a gasolina atual, a nova terá um padrão de qualidade maior, será mais difícil de ser adulterada e pode trazer um ganho de desempenho nos veículos com motores mais modernos. Essa nova gasolina também poderá ser mais cara e será vendida nas mesmas versões da atual.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estipulou que as distribuidoras terão até 60 dias e os postos terão 90 dias para esgotarem os estoques da antiga gasolina. Depois disso deve ser iniciada a fiscalização da ANP.

Preço poderá ser aumentado

Segundo o presidente do sindicato que reúne donos de postos de combustíveis do Estado (Sindcombustíveis-PE) Alfredo Pinheiro Ramos, o preço poderá ser aumentado nas distribuidoras mesmo se a nova gasolina não estiver em todos os postos na segunda.

“A disputa pelo cliente é muito grande entre os postos e nós ainda não nos recuperamos da queda nas vendas com o isolamento social. Quem puder, não vai repassar o aumento”, explicou.

De acordo com Alfredo Pinheiro Ramos, as vendas começaram a cair 50% entre março e junho. Agora, o movimento médio nos postos de gasolina está em 75% do que era antes.

*Informações da coluna Consumidor do JC