Tecnologia

Recurso de pagamentos via WhatsApp é liberado para testes no Brasil

Funcionalidade permite enviar e receber dinheiro através do aplicativo

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/08/2020 às 9:30
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O recurso de pagamentos via WhatsApp foi liberado no Brasil para testes. O WhatsApp Pay, ou WhatsApp Pagamentos, anunciado no dia 15 de junho, permite enviar e receber dinheiro através do aplicativo.

A funcionalidade havia sido impedida de funcionar por causa de uma proibição do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Porém, a proibição foi revogada e um grupo limitado de cartões poderá fazer transações de valores baixos usando o WhatsApp Pay. As empresas Mastercard e Visa disseram que o objetivo é testar a plataforma.

De acordo com o Banco Central do Brasil e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o WhatsApp Pay poderia trazer riscos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e deve passar por análises antes de ser liberado para todos usarem.

O WhatsApp Pay é uma função nova do aplicativo de mensagens WhatsApp que permite enviar e receber dinheiro. Também é possível pagar boletos, serviços e produtos do WhatsApp Business. A funcionalidade é realidade pelo Facebook Pay e é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para usar.