Proteção

Uso de máscaras durante prática de exercícios físicos exige adaptação

Educador físico dá orientações sobre como se habituar ao item de proteção

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/08/2020 às 14:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A prevenção contra o novo coronavírus exige o uso de máscaras em qualquer local público, mas quem pratica exercícios físicos enfrenta dificuldades de adaptação. O item é de extrema importância para evitar a disseminação do vírus que causa a covid-19 e não pode deixar de ser utilizado.

"A gente orienta que faça exercício físico com máscara, eu sei que não é bom, mas em virtude da pandemia da covid-19, a gente faz essas orientações. Nós não estamos no fim da pandemia, ainda estamos numa curva preocupante. A gente tem que tomar essas medidas. O exercício físico é importante, mas é preciso que a gente tome essas precauções", reforça a pneumologista Veruska Sarmento.

A advogada Efigência Tabosa voltou a frequentar a Via Parque, em Caruaru, com a liberação para atividades individuais. Aos poucos, ela foi se acostumando com a máscara. "No início eu tive um pouco de dificuldade, priorizei fazer os exercícios de uma forma que eu respeitasse a minha respiração sem cansar muito. Eu corria, caminhava, até eu conseguir manter um nível de corrida que fosse possível a utilização da máscara", conta.

A orientação do educador físico Lucas Campos é exatamente o que fez Efigência: "Você vai ter que sentir como seu corpo está reagindo a isso, então se você está cansando mais, está sentindo uma dificuldade maior de respirar, é você ir diminuindo o ritmo até encontrar aquela zona de conforto no exercício com a máscara".

Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: