A prevenção contra o novo coronavírus exige o uso de máscaras em qualquer local público, mas quem pratica exercícios físicos enfrenta dificuldades de adaptação. O item é de extrema importância para evitar a disseminação do vírus que causa a covid-19 e não pode deixar de ser utilizado.
"A gente orienta que faça exercício físico com máscara, eu sei que não é bom, mas em virtude da pandemia da covid-19, a gente faz essas orientações. Nós não estamos no fim da pandemia, ainda estamos numa curva preocupante. A gente tem que tomar essas medidas. O exercício físico é importante, mas é preciso que a gente tome essas precauções", reforça a pneumologista Veruska Sarmento.
A advogada Efigência Tabosa voltou a frequentar a Via Parque, em Caruaru, com a liberação para atividades individuais. Aos poucos, ela foi se acostumando com a máscara. "No início eu tive um pouco de dificuldade, priorizei fazer os exercícios de uma forma que eu respeitasse a minha respiração sem cansar muito. Eu corria, caminhava, até eu conseguir manter um nível de corrida que fosse possível a utilização da máscara", conta.
A orientação do educador físico Lucas Campos é exatamente o que fez Efigência: "Você vai ter que sentir como seu corpo está reagindo a isso, então se você está cansando mais, está sentindo uma dificuldade maior de respirar, é você ir diminuindo o ritmo até encontrar aquela zona de conforto no exercício com a máscara".
Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: