Economia

Feiras de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama voltam a funcionar a partir deste domingo

Decreto autoriza liberação das feiras do Polo de Confecções do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/08/2020 às 12:18
Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior
FOTO: Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior

As feiras do Polo de Confecções do Agreste foram autorizadas a funcionar pelo Governo de Pernambuco a partir deste domingo (9). O decreto nº 49.259, publicado no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (7), traz a liberação.

Em Toritama, a Feira do Jeans acontece aos domingos; em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, o dia habitual é a segunda-feira. Cada município ficará responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades.

Mesmo sem autorização, as feiras já estavam acontecendo de forma irregular, principalmente em Caruaru e Santa Cruz. Uma grande movimentação de pessoas foi vista semanalmente, comercializando mercadorias em malas de carros e calçadas, nas proximidades do Parque 18 de Maio e do Moda Center Santa Cruz, respectivamente.

Agora, os feirantes estão em preparação para a reabertura oficial. No Parque das Feiras, em Toritama, os vendedores reforçaram o estoque de mercadorias para a reabertura. Na área externa, há ainda cerca de 3 mil bancos. Por determinação da prefeitura, apenas dois comerciantes poderão ficar em cada banco. A fiscalização e o monitoramento ficará por conta do município.

A expectativa é de que 20 mil pessoas circulem pela área na primeira feira da retomada de um dos principais setores econômicos da região. O horário de funcionamento será das 14h às 22h.

Em Caruaru, a prefeitura colocará em prática o Plano de Ação e Operacionalização da Feira da Sulanca, com cerca de 300 profissionais em campo para garantir o cumprimento das recomendações dos órgãos de saúde. As equipes estarão em atividade a partir de 0h da segunda-feira.

Sete barreiras sanitárias estarão ativas no entorno do Parque 18 de Maio para abordar os veículos que seguem para a feira. Nestes pontos, será realizada a aferição da temperatura, distribuição de máscaras e álcool em gel. Na área interna da feira, foram instalados lavabos para higienização das mãos, acionados por pedais, além dos banheiros fixos.

No Moda Center Santa Cruz, os lojistas fazem a limpeza da área interna e organizam os produtos e manequins para o retorno. O retorno deve seguir os protocolos de distanciamento social e higiene.

Reabertura econômica

Apesar da liberação das feiras, a 2ª Macrorregião de Saúde, que compreende o Agreste, ainda não avançará para a sétima etapa do plano de reabertura econômica. As 53 cidades no entorno de Caruaru e Garanhuns continuam na sexta etapa, com a novidade da reabertura das feiras de confecções.