Atividade econômica

Mesmo com proibição, comerciantes vendem animais no entorno da Feira de Gado, em Caruaru

Cenário nesta terça foi de aglomerações e pessoas sem máscara

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/08/2020 às 12:54
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

As feiras de animais ainda não foram autorizadas a funcionar oficialmente em Pernambuco, mas há duas semanas, ocorre a venda de alguns bichos de maneira desordenada em Caruaru, no Agreste. Os comerciantes se aglomeram em um terreno por trás do local em que a Feira de Gado acontece.

Na manhã desta terça-feira (11), muitas pessoas estavam vendendo cavalos, bodes, bezerros e outros animais. Muitos dos comerciantes estavam sem máscara, item essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus.

"Faz quatro meses que a gente não vem aqui, aí soubemos da notícia que a feira ia abrir hoje, a maioria do comércio em Caruaru abriu. Agora está dependendo da Adagro abrir", justificou o comerciante Adelmo de Melo.

Também comerciante, Joilson Queiroz aponta que os pecuaristas estão passando por situação econômica difícil: "A gente veio na feira 'aventurar' para ver se dá certo, se a prefeita aceitar, a gente faz comércio, se não aceitar a gente para. As coisas estão ruins para todo mundo, uma crise de dinheiro, todo mundo devendo".

A fiscalização é de responsabilidade da Adagro e da prefeitura do município. O secretário de Serviços Públicos de Caruaru, Ytalo Farias, explicou que só está autorizado o encaminhamento dos animais para a matança, através da guia de transporte animal, já que trata-se de atividade essencial para o abastecimento humano.

Ainda de acordo com o secretário, a venda está proibida, e quem descumprir está sujeito à apreensão dos animais. Ele disse que a fiscalização será intensificada caso haja insistência dos comerciantes. Ytalo Farias também destacou que a gestão está em contato com outros municípios que têm feira de animais para discutir os protocolos de segurança do retorno às atividades.

Governo do Estado

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, informou que um protocolo para a retomada das atividades da Feira de Gado está sendo elaborado pelo governo estadual, em diálogo com o Adagro e a prefeitura de Caruaru.

"A gente não pode voltar sem ter a certeza da segurança, de como essa atividade pode funcionar nesse momento de pandemia, que a gente ainda está com os índices altos", destacou. Segundo ela, a data só será definida com a finalização dos protocolos.