Covid-19

Feira de Gado deverá voltar a acontecer na próxima terça em Caruaru

Adagro deve publicar medidas de segurança contra a covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/08/2020 às 16:57
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Feira de Gado de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deverá voltar a acontecer na próxima terça-feira (25). A atividade foi suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, uma feira de cavalos está acontecendo normalmente nas proximidades. Muitos vendedores e compradores não utilizam máscaras e geram aglomerações.

"Hoje agora está cavalo, gado, bode, porco. Tudo junto e misturado. Infelizmente deixa a desejar, porque não tem um apoio para botar uma barreira, nem que seja para lavar as mãos e você encontra muitas pessoas sem máscaras", comenta o blogueiro José Nilton de Lima, que esteve lá na manhã desta terça-feira (18).

O vendedor Jailson de Almeida trabalha vendendo arreios há mais de 10 anos e nos últimos cinco meses, enfrentou momentos difíceis por causa da questão financeira. "Os meninos começaram a vir devagarzinho, e a gente está vindo. Estamos nos precavendo. A doença todo mundo sabe que existe, mas a gente tem que arrumar o pão de cada dia", disse.

O agricultor Jaime Moura também esteve na feira na manhã desta terça: "Sem a feira a gente não pode sobreviver, o pessoal quer trazer sua vaquinha para vender, seu boi, seu carneiro. A feira não deve deixar de ter. Estamos passando por uma epidemia grande, mas deve começar a voltar já".

O secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, esclareceu que não há autorização para a comercialização de cavalos no ambiente da Feira de Gado, e sim de bovinos, caprinos e suínos. "Existe uma feira de cavalo em uma área particular, onde o proprietário do terreno vende esses animais que não são regulamentados pelo município. Ele não utiliza a estrutura pública", informou.

Protocolos de segurança

O secretário também reforçou que a Feira de Gado continua suspensa, aguardando a emissão da Guia de Transporte Animal pela Adagro para que haja a volta, com a perspectiva para a próxima terça-feira".

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, já houve sinalização positiva para o retorno, mas a Adagro informou que as feiras de animais só serão liberadas após a publicação de portaria que estabelecerá os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19, prevista para esta semana.