menu

Como fazer cursos de capacitação gratuitos? Veja algumas opções

Saiba como fazer para aumentar seu currículo

Capacitações podem ser feitas de forma gratuita
Capacitações podem ser feitas de forma gratuita (Pixabay)

Com mais uma crise econômica provocada pela pandemia da covid-19, torna-se cada vez mais necessário ter boas qualificações para conseguir se colocar no mercado de trabalho.

Como tirar o MEI? Saiba como se formalizar como microempreendedor individual

Cursos livres se preparam para retomada gradual em Pernambuco

Uma opção é fazer cursos de capacitação gratuitos, oferecidos por várias instituições de ensino. Com os certificados, será possível ampliar seu currículo para concorrer às oportunidades que forem surgindo.

Confira algumas opções:

Senac

O Senac tem um programa de gratuidade, com 1.113 vagas sem custo em cursos presenciais da instituição. Para participar, é preciso atender a alguns pré-requisitos. O principal deles é ter baixa renda.

Entre as opções estão agente de endemias, assistente administrativo, confeiteiro, pintor, programador, recepcionista, entre outros. Há vagas tanto na Região Metropolitana do Recife como no interior. A inscrição é feita diretamente no site do Senac.

Sebrae

O Sebrae oferece diversos cursos online gratuitos durante a pandemia da covid-19, para que as pessoas se capacitem. Alguns são voltados para startups, como propriedade intelectual, modelagem financeira, inovação de impacto, acesso a mercado, entre outros. Há ainda cursos de como expandir seu negócio, gestão de bares e restaurantes, como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace, entre outros.

SESI-PE

O SESI está ofertando cursos na modalidade EAD de forma gratuita. Os temas são diversos e têm o objetivo de desenvolver competências exigidas pelo mercado de trabalho e atualização dos conhecimentos profissionais. O período de matrículas é sempre do dia 1 a 15 do mês. Algumas opções são educação financeira, gestão e liberança e comunicação e marketing. As inscrições são feitas através do link.

eduK

A plataforma disponibiliza de forma gratuita a reprise de alguns cursos em áreas como alimentação, confecção de roupas, decoração, estética, fotografia, entre outros. Confira.

FGV

A FGV tem dezenas de cursos online gratuitos, nas áreas de liderança e pessoas, economia e finanças, direito, educação e humanidades, tecnologia e ciência de dados, entre outros.