Catorze cidades do Sertão de Pernambuco poderão reabrir bares, restaurantes e academias a partir da próxima segunda-feira (24). Os municípios das gerências regionais de saúde de Petrolina e Salgueiro avançam para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.
A decisão, anunciada na última quinta-feira (20) pelo Governo do Estado, inclui Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante (7ª Geres) e Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (8ª Geres).
Em entrevista à Rádio Jornal Petrolina, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), André Luiz Araújo, afirmou que os estabelecimentos estão encarando a reabertura com responsabilidade.
Araújo reforçou a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção individual por funcionários e clientes e da higienização dos ambientes. Ele pede que os empresários do setor tenham paciência com a recuperação, que deverá ser lenta.
"A alimentação é um setor muito engrandecedor para a economia do Estado. Do ponto de vista socioeconômico, ele dá sustentabilidade para muitas famílias", destacou.
Academias
As academias também recebem autorização para abrir nesta etapa do plano. O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Beltrão, ressaltou que os protocolos de segurança devem ser seguidos pelas academias: "A gente precisa entender o momento atípico e todo mundo tem que ter consciência e responsabilidade".