menu

Saiba quais são as cachaças mais bem avaliadas de Pernambuco

Estado possui bastante tradição na produção da bebida

Pernambuco possui bastante tradição na produção de cachaça
Estado possui bastante tradição na produção de cachaça (Pixarbaw)

A história não deixa mentir: Pernambuco sempre foi um grande produtor de cana de açúcar. Dela, se é extraído o melaço, cuja sua fermentação e destilação, são utilizadas para fabricação da bebida mais brasileira e famosa em todo o mundo: a cachaça. Como não poderia ser diferente, o Estado possui bastante tradição na produção deste tipo de aperitivo.

No intuito de auxiliar os apreciadores que não perdem a oportunidade de apreciar uma boa cachaça pernambucana, o NE10 Interior selecionou, através da análise no site Trip Advisor, as cachaças artesanais mais bem avaliadas pelos usuários da plataforma, bem como a cachaça pernambucana exportada para vários países da Europa.

Confira

1.Triumpho

A Triumpho é fabricada pelo Engenho São Pedro, de Triunfo, no Sertão do Estado. A versão destilada em alambique é descansada por seis meses em barris de freijó. Envasada em garrafa de vidro de 980 ml, ela é revestida com resina a base de argila e bagaço.

Já a envelhecida é produzida com armazenamento de seu líquido por dois anos em barris de carvalho. É envasada em garrafa de vidro de 500 ml e revestida com resina à base de argila e bagaço de cana.

Endereço: Rua Manoel Paiva Dos Santos 114, Triunfo - PE, 56.870-000, Brasil.
Telefone: (87) 3846-1103 / (87) 3846-1229 / (87) 9 9638-1338
Email:cachaca@cachacatriumpho.com.br

2.Sanhaçu

A versão Freijó é ideal para acompanhar pratos de entrada como queijos, saladas, peixes e crustáceos. Pode ser degustada pura ou em coquetéis, não interferindo no sabor final do drink.Já a versão Carvalho é armazenada em toneis de carvalho e harmonizada com pratos condimentados e suculentos.

Por fim, a versão Umburana é armazenada em tonel de umburana e pode acompanhar pratos salgados, mas a sua harmonização é perfeita com doces, sobretudo bolo de rolo (patrimônio cultural do Estado de Pernambuco), sorvetes e salada de frutas.

Endereço: Sitio Valado s/nº Caixa Postal 06 – CEP 55636-000 Chã Grande, Pernambuco – Brasil.
Telefone: (81) 99226-6474 (81) 99251-7447
Email: contato@sanhacu.com.br

3. Cachaçaria e Pimentaria Tio Gilson

Várias versões de cachaça artesanal com pedaços de frutas.

Endereço: Rua K, No 74 Marupiara, Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco Brasil
Telefone: 81-986727464

4.Pitú

Além das três mais bem avaliadas na Trip Adivisor, outra cachaça que é bastante apreciada pelos consumidores é a Pitú, que possui milhares de apreciadores não só de Pernambuco, mas também de vários países da Europa. Fabricada há décadas pela Engarrafamento Pitú, a cachaça possui algumas versões. A cachaça extra premium, envelhecida em barris de carvalho francês, tem cor amadeirada, sabor aveludado e notas de especiarias, coco queimado, baunilha, caramelo e amêndoas. Já a Pitú Limão é aguardente de cana com açúcar e limão e tem teor alcoólico de 30%.

Por fim, a aguardente de ouro da Pitú, Gold é 100% envelhecida em barris de carvalho americano, onde atinge a coloração dourada e o sabor frutado inconfundível. Uma bebida para se tomar pura, em temperatura ambiente ou gelada. Só não pode deixar de ser apreciada. Pitú Gold tem 39% de teor alcoólico e é vendida em garrafas de 1l.

Endereço: Av. Áurea Ferrer de Moraes, S/N, KM 55, Bairro Campinas, Vitória de Santo Antão - PE
CEP: 55.607-010
Fone/Fax: +55 81 3523.8000
Centro de visitação:
+55 81 3523.8066