Os sulanqueiros de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão sendo testados durante a realização da Feira da Sulanca. A unidade móvel de testagem estava nesta segunda-feira (24) na Rua Rui Limeira Rosal, em frente ao Sesc. Lá, as pessoas passam por testes rápidos, cujo resultado sai após poucos minutos.
De acordo com o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, são realizados de 300 a 400 testes da covid-19 a cada semana. "A gente tem o número de casos muito parecido com o número de casos da cidade, até porque isso não é uma testagem aleatória, a gente faz uma testagem mesmo das pessoas que procuram o serviço, são aquelas pessoas que tiveram sintomas pelo menos nos últimos 30 dias ou tiveram contato confirmado com pessoas nos últimos 30 dias", explicou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.
A enfermeira Alba Valéria está na linha de frente do combate ao novo coronavírus e decidiu fazer o teste: "É muito importante, porque quem apresentou os sintomas, como é uma coisa nova, a gente não tem a segurança de que não pode estar transmitindo para outras pessoas. Com este teste a gente fica mais seguro para se aproximar das pessoas que a gente gosta". Mesmo sem sentir mais nenhum sintoma, ainda assim ela apresentou diagnóstico positivo.
Quem também estava na dúvida e decidiu fazer o teste foi a sulanqueira Maria Ângela. Tanto ela como o filho estavam com a suspeita, com sintomas como coriza e dor de cabeça. "Prevenção é a melhor coisa, tem que se cuidar", disse.
O corretor de viagens João Emílio Neto faz excursões para a feira e segue os protocolos de segurança. "Quem anda comigo, antes de entrar no ônibus eu afiro a temperatura, tem o álcool em gel também", afirmou.