A Feira de Gado de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, recebeu autorização para voltar a acontecer nesta quinta-feira (27). Devido à pandemia da covid-19, a feira estava há cinco meses sem acontecer. O movimento foi bom, mas os comerciantes esperam que as próximas feiras sejam melhores.
A feira de Cachoeirinha existe há quase 70 anos e é uma das maiores da região. O comércio de animais é tão significativo que por semana giram em torno de R$ 2 milhões. Com a feira sem funcionar, porém, o prejuízo foi grande para os comerciantes.
> Feira de Gado de Caruaru aguarda vistoria da Adagro para voltar a funcionar
- Pernambuco é o 7º estado mais populoso do Brasil, segundo IBGE
- Fiocruz e Anvisa definem produção da vacina contra a covid-19
- TCU pede revisão mensal de beneficiários do auxílio emergencial
- Saiba quem pode receber o auxílio emergencial pago pela Caixa nesta quinta
- Saiba como acessar o Simulador da Prova do Detran
Tanto quem vende bichos como aqueles que comercializam produtos como arreios, celas e botas passaram por sufoco.
Protocolo de segurança
Para funcionar, a feira precisa seguir protocolos de segurança como forma de evitar a disseminação da covid-19. Na entrada, os veículos são sanitizados e a temperatura de todas as pessoas é aferida. O uso de máscara é obrigatório e algumas caixas de água foram colocadas para a higienização das mãos.
Também segundo o protocolo, a Guia de Transporte Animal, que é emitida pela Adagro para que os animais possam entrar e sair das feiras, será feita com o apoio da prefeitura. As fiscalizações ocorrem de maneira conjunta.