Animal de estimação

Cães adestrados conseguem se comportar melhor com outros cachorros e com pessoas

Donos de animais contam como foi experiência do treinamento

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/08/2020 às 10:28
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Os cachorros são a alegria da casa de muita gente, mas os animais exigem uma série de cuidados. Alguns cães têm dificuldades para se relacionar com outros animais ou até com pessoas. Outros são indisciplinados e fazem muita bagunça. Uma solução possível para estes problemas é o adestramento.

O adestrador Thiago Silva afirma que os cães devem ter sua própria rotina para uma melhor adaptação. "Um cão treinado não vai aprender só a sentar, os comandos básicos. Vai aprender a ser um cachorro disciplinado, que convive com outras pessoas, sociável com outros cães. Eu sempre falo que todo cachorro precisa ser adestrado", orienta.

A professora universitária Kátia Niponoceno passou por algumas dificuldades com seu labrador retriever. "Ed é um cachorro muito amoroso, mas ele sempre foi muito ansioso. Desde pequeninho ele já demonstrava, destruiu várias coisas em casa. À medida em que ele foi crescendo, isso se tornou um problema maior, porque ele precisava passear, e nos passeios ele puxava muito. Eu comecei a ter problema de coluna porque ele puxava o braço", relembrou.

Hoje, depois de treinado, o cão está mais tranquilo e convive normalmente com os sobrinhos pequenos da dona, acompanhando o ritmo de quem está passeando com ele, por exemplo.

Cão de guarda

O empresário Samuel Andrade está em uma situação diferente. Ele tem um cane corso italiano que é dócil e convive com seus filhos pequenos. Ao mesmo tempo, atua como cão de guarda, com bom comportamento e atendendo aos comandos. "Por ele ser um cachorro de grande porte, ele exige uma força maior e uma atenção maior do dono também, porque ele vai tentar testar uma dominância comigo. Eu já adestro ele para saber que a dominância da casa é minha e ele ser submisso a mim", conta.