Serviço

Como consultar o IMEI do celular?

De acordo com especialista em Tecnologia, a partir da identificação do IMEI, o usuário pode observar se o aparelho em que ele está utilizando tem procedência ou não

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 30/08/2020 às 17:10
Getty Images
FOTO: Getty Images

Já não é de hoje que os aparelhos celulares são um dos principais alvos da bandidagem em relação aos furtos e roubos. É recomendável que os usuários fiquem espertos no tocante a alguns aspectos atrelados a este tipo de produto e que podem dificultar as comercializações irregulares dos criminosos. Dentre eles, a verificação do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).

De acordo com o mestre em Engenharia de Software, Jadson de Araújo Almeida, a partir da identificação do IMEI, o usuário pode observar se o aparelho em que ele está utilizando tem procedência ou não. "Através dele é possível saber se o equipamento está autorizado a receber e realizar chamadas ou faz parte da lista negra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ou seja, é proveniente de roubo e não pode fazer os dois procedimentos", explicou.

Como consultar o IMEI do celular? Taí uma dúvida que ainda permanece fazendo parte de milhares de usuários de celulares, mas que por outro lado, é bastante simples de ser retirada. De acordo com a Anatel, atualmente, há três formas de se identificar o IMEI.

Confira:

1 - Procurar na caixa do aparelho.

2 - Procurar em um adesivo que fica por trás da bateria do celular.

3 - Digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

O especialista Jadson de Araújo também reforçou como proceder nos casos de furtos ou roubos de aparelhos. "O IMEI é útil para bloquear um telefone roubado ou perdido. Se o aparelho for roubado, o consumidor pode notificar à sua operadora sobre o crime e ela bloqueará o acesso do equipamento à rede. As demais operadoras também farão o mesmo procedimento".

"Além de poder inutilizar o aparelho e proteger a privacidade dos dados contidos, a identificação do IMEI também é muito importante, nos casos em que o usuário necessita acionar a assistência técnica para realizar o conserto do aparelho", finalizou Jadson.