Serviço

Veja como consultar o CPF

O CPF é mantido pela Receita Federal do Brasil no qual pode se inscrever, uma única vez

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 30/08/2020 às 14:26
Divulgação
FOTO: Divulgação

O CPF trata-se de um cadastro que mantém controle sobre todas as pessoas físicas que residem em território nacional. O documento é mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais. Cada inscrito é unicamente identificado por um número de inscrição no CPF de 11 dígitos decimais.

Mas como consultar o CPF? Este tipo de verificação é feita junto ao site oficial da Receita Federal e tem por objetivo identificar se o titular do documento está em situação regular ou se de alguma forma o CPF dele possui pendências relacionadas à Receita, como por exemplo, ausência de Declaração do Imposto de Renda.

Para realizar a verificação junto à plataforma da RF, basta o titular clicar aqui

Além do site da Receita, o interessado ainda pode fazer o procedimento de forma simples e segura, através da plataforma do Serasa. Clique aqui

Recomendação

De acordo com o economista Maurício Assuero, ao recorrer ao procedimento, o recomendável é sempre aderir a plataformas com procedências e seguras. "Desaconselho à procura por outros sites para realizar a consulta, haja vista que muitos deles possuem procedência duvidosa. O CPF é o principal documento de observância da vida do cidadão e é necessário cautela na hora da busca por suas informações".