Transmissão

Crianças assintomáticas podem carregar coronavírus por semanas

De acordo com pesquisa, pequenos infectados por este tipo de vírus podem transmitir a doença por vários dias, mesmo que não apresentem sintomas

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 31/08/2020 às 15:06
Pixabay
FOTO: Pixabay

Um novo estudo americano identificou resultados preocupantes no que se referem às potencialidades de transmissão do coronavírus Sars-Cov-2 em pequenos.

De acordo com a pesquisa do Hospital Nacional Infantil de Washington, crianças infectadas por este tipo de vírus podem transmitir a doença durante semanas, mesmo que não apresentem sintomas.

Publicado na última sexta-feira (28), no site da revista médica Jama Pediatrics, o novo estudo foi desenvolvido por Roberta L. DeBiasi e Meghan Delaney. Elas analisaram dados de 91 crianças em 22 hospitais da Coreia do Sul.

Segundo ainda a pesquisa, 22% das crianças analisadas não desenvolveram sintomas durante toda a infecção; 20% começaram assintomáticas, mas mais tarde desenvolveram sintomas; e 58% tiveram sintomas desde o primeiro teste positivo. Ao longo do estudo, os hospitais onde essas crianças permaneceram continuaram a testá-los a cada três dias, em média, fornecendo uma imagem de quanto tempo a disseminação viral continua ao longo do tempo.

“Ao contrário do sistema de saúde dos EUA, quem testa positivo para Covid-19 na Coreia do Sul, permanece no hospital até ter se recuperado completamente da infecção”, explica DeBiasi. As doutoras DeBiasi e Delaney também destacaram nos seus comentários sobre o estudo que ele apresenta vários pontos importantes que aumentam a base de conhecimento sobre a Covid-19 em crianças.

Mais identificações

O levantamento observou diferenças significativas no intervalo de tempo em que os pequenos continuaram sintomáticos, alternando em média de três dias a três semanas. Um quinto dos pacientes assintomáticos e aproximadamente metade dos pacientes sintomáticos ainda estava transmitindo o vírus três semanas após a infecção inicial.

Especialistas da área avaliaram a publicação desta pesquisa como oportuna, haja vista que vários países do mundo têm retomado as aulas presenciais nas escolas. Com ela, o alerta foi reforçado quanto à importância do debate sobre o retorno delas.

Com informações do UOL