Eleições 2020

Eleições 2020: saiba como realizar treinamento de mesário online

Em Caruaru, especificamente, os voluntários estão baixando o aplicativo: "Mesário"

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 04/09/2020 às 17:45
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Justiça Eleitoral deu início, na última terça-feira (1º), em todo o país, ao treinamento para os mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a capacitação vem ocorrendo em grande parte por meio do Portal de Educação à Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Saiba como realizar treinamento de mesário online.

Em Caruaru, especificamente, os voluntários estão baixando o aplicativo: “Mesário”, onde após a realização do cadastro, há a liberação do conteúdo das aulas. Para baixar este serviço, o interessado precisa acessar a loja de seu celular e procurar pelo aplicativo:  “Mesário”.

Em seguida, já após o download, o voluntário deve clicar na opção “Mesário” e depois preencher os dados solicitados. Na sequência, é necessário clicar no link: “Preparando a Seção”.

Chefe de cartório

Quem deu mais informações sobre o trabalho dos voluntários nas eleições 2020 foi o chefe de cartório, Onassis Araújo. “Em relação aos mesários de Caruaru, especificamente, o treinamento ocorrerá através do aplicativo: Mesário. Após ele ser convocado, ele terá de baixar o aplicativo pelo seu smartphone e o treinamento poderá ser concluído até um dia antes da eleição”.

Em paralelo ao papel crucial que costumam exercer no bom andamento das eleições, os mesários também têm direitos a alguns benefícios, conforme, destacou Onassis. “O primeiro e o mais utilizado: a folga. Ou seja, cada dia trabalhado para Justiça Eleitoral, dois dias de folga no trabalho. O segundo se refere ao critério de desempate em concursos públicos, além da contagem das horas trabalhadas pelos mesários, que são estudantes universitários como atividade extracurricular nas suas respectivas instituições de ensino”.

Caruaru possui três zonas eleitorais: a 105 com 280 seções, a 106 com 306, além da 41 com 79 seções.

Veja o vídeo: