A segunda edição da Semana Brasil prossegue, até o próximo domingo (13), em todo o país. Iniciado no último dia 3, o evento está representando a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio, que vem sofrendo sérias restrições, desde março deste ano, devido à pandemia da covid-19.
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Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e tem o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.
Participam da Semana Brasil: lojas da área de alimentação, móveis, eletrodomésticos, livraria, roupas, sapatos, materiais de construção, brinquedos, supermercados e farmácia. Em 2020, a iniciativa também se encontra estimulando a participação das pequenas e média empresas.
“Estamos trabalhando junto com as associações comerciais, os clubes de dirigentes lojistas de todo o país que estão comprometidos em patrocinar um grande evento com promoções, preços, prazos. Nosso objetivo é retomar as atividades que foram bastante danificadas pela pandemia”, disse o presidente do IDV, Marcelo Silva.
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Crescimento nas vendas
A expectativa do governo é que o evento de 2020 impulsione resultados ainda melhores para a economia brasileira. Na primeira edição da Semana Brasil, em 2019, as vendas online durante o período, cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Ebit/Nielsen.
As vendas no varejo também registraram crescimento nominal de 11,3%, de acordo com levantamento feito pela Cielo. Mais de 14 mil empresas participaram.