menu

Servidores do INSS decretam greve a partir desta terça-feira

Volta do atendimento presencial está prevista para 14 de setembro

Agências do INSS irão retomar atendimento de forma gradual
Agências do INSS irão retomar atendimento de forma gradual (Agência Brasil)

A Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps) decidiu decretar greve a partir desta terça-feira (8), em plenária virtual realizada na última sexta-feira (4).

A federação orienta aos servidores que mantenham o trabalho remoto enquanto durar a pandemia da covid-19, e não retornem aos locais de trabalho devido à situação sanitária do País.

INSS adia para setembro retomada do atendimento presencial em agências

Meu INSS: saiba como usar o aplicativo que calcula sua aposentadoria

Segundo os representantes dos trabalhadores, os servidores do grupo de risco e os que moram com idosos devem protocolar autodeclaração para permanecerem em home office.

Volta do atendimento presencial

O retorno gradual das agências do INSS está previsto para começar em 14 de setembro (próxima segunda-feira). O atendimento exclusivo por meio de canais remotos foi prorrogado até 11 de setembro, e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura.

INSS: confira perguntas e respostas sobre a prova de vida digital

A volta presencial do atendimento já foi adiada várias vezes. De acordo com o INSS, a reabertura "gradual e segura" irá considerar as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no Brasil.

As unidades devem avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.