Eleições

Entenda quais as funções dos cargos de prefeito e vereador

Ambos têm o dever de atuar para o desenvolvimento da cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/09/2020 às 16:24
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

As eleições municipais estão marcadas para o dia 15 de novembro, data em que a população poderá escolher os representantes para os próximos quatro anos. Mas você sabe quais as atribuições do prefeito e do vereador?

De acordo com o analista político Fernando Andrade, a função do (a) prefeito (a) é gerir a cidade. "Administrar é observar quais são as necessidades que a população tem em cada bairro, em cada zona, seja na cidade ou o campo. A decisão de construir uma creche, um parque, calçar uma rua, cabe ao prefeito (a) e aos seus secretários. Os vereadores podem pleitear, pedir à prefeita que realize a obra", explica.

> Eleitores só poderão votar usando máscara nas Eleições 2020

Já o vereador tem a função de fiscalizar a prefeitura, desenvolver leis, entre outros. "O vereador funciona como um estuário, como um manancial que recebe as demandas da população e transforma em ações parlamentares. O vereador é o político mais próximo da população, então ele recebe essas demandas, porque frequenta a comunidade, às vezes mora no bairro que precisa da ação, e as converte ou em legislação ou em ações parlamentares que notadamente são requerimentos e requisições, que são pedidos para a realização de obras", revela o consultor jurídico da Câmara Municipal de Caruaru, João Américo.

Veja na reportagem da TV Jornal Interior: