Ação policial

Polícia Federal faz operação para combater desvio de recursos públicos na Prefeitura de Agrestina

Equipes estão realizando mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Thiago Nunes, vice-prefeito e secretários

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/09/2020 às 8:32
Reprodução/Whatsapp
FOTO: Reprodução/Whatsapp

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a terceira fase da Operação "Pescaria", para dar continuidade às ações iniciadas em 2018 para desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Agrestina, no Agreste pernambucano.

Desde o início da manhã, equipes da polícia estão na cidade fazendo buscas e apreensão na casa do Prefeito Thiago Nunes, do vice-prefeito José Pedro da Silva e secretários.

Segundo informações divulgadas pela PF, as vantagens ilícitas eram recebidas por meio da contratação fraudulenta de empresa de “fachada”, com recursos vindos de verbas federais.

> PF prende prefeito e vice de Agrestina por suspeita de fraude em licitação

Na operação, estão sendo investigadas a lavagem dos lucros ilicitamente recebidos pela organização criminosa, através da conta bancária de titularidade de um “laranja” ligado ao grupo.

A Polícia Federal está cumprindo cinco mandados de prisão preventiva, 13 mandados de Busca e Apreensão, além de Mandados de Afastamento de Funções Públicas dos ocupantes de cargos na administração municipal de Agrestina, além de Mandados de Afastamento de Sigilos Bancário e Fiscal dos investigados.

Os crimes investigados são de Organização Criminosa, Peculato, Falsidade Ideológica e Lavagem de Dinheiro. A ação conta com a participação de 70 Policiais Federais, além de servidores da Controladoria-Geral da União.

PF prende prefeito e vice por suspeita de fraude em licitação

O prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, e o vice-prefeito José Pedro da Silva, conhecido como Zito da Barra, foram presos durante a operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira.