Educação

Iniciam nesta terça inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

A oferta é de 90 mil bolsas remanescentes da segunda edição do ProUni

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 15/09/2020 às 11:13
Reprodução/redes sociais
FOTO: Reprodução/redes sociais

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2, nesta terça-feira (15) de setembro. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30. A oferta é de 90 mil bolsas remanescentes da segunda edição do ProUni, as quais retornaram ao sistema após os candidatos selecionados não entregarem a documentação ou terem seus documentos reprovados pelas instituições de ensino.

A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O prazo para inscrição termina em 30 de setembro e o estudante interessado deve acessar a página do Prouni.

De acordo com o Ministério da Educação, nesta edição, o prazo de inscrição para as bolsas remanescentes do Prouni será único, tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino superior para a qual desejam se inscrever para disputar uma bolsa, como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Resultado

A convocação é feita conforme a ordem de inscrição do candidato, por isso, não há data definida para a divulgação do resultado e inscrito deve acompanhar pelo site do programa. O candidato precisa procurar a instituição de ensino dois dias úteis após a inscrição no ProUni para que possam apresentar a documentação necessária para a concessão da bolsa de estudos.

ProUni 2020/2

A oferta do ProUni 2020/2 foi de 167.780 bolsas de estudo, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). O programa recebeu 440.674 inscrições de 228.444 candidatos.O MEC realizou duas chamadas regulares do ProUni julho e agosto, além da convocação da lista de espera em 24/08. Mais informações no edital e pelo site do ProUni.