Saúde

Veja a importância da doação do leite materno

O leite materno exerce um papel determinante no bom desenvolvimento da criança

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 18/09/2020 às 14:36
Reprodução/TV Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/TV Jornal Caruaru

Rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, o leite materno exerce um papel determinante no bom desenvolvimento da criança. Embora seja primordial para com a nutrição dos bebês nos primeiros seis meses de vida, em alguns casos, ele acaba não sendo produzido nas mamães na quantidade suficiente para alimentar os pequenos.

São nestas situações as quais entram em ação as doadores de leite. Mãe de três filhos, Michele Rafael, de 38 anos, é moradora de Quipapá, no Agreste pernambucano, e há mais de duas décadas é doadora de leite em Pernambuco. Ela é considerada como uma das maiores doadoras do alimento de Pernambuco. A mais recente doação ocorreu no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, e resultou num volume de 10 litros.

“Esta foi a segunda vez em que fiz a doação para um menino do Recife, que a mãe sofreu três derrames. Na primeira, doei sete litros e agora 10. Uma das minhas filhas nasceu prematura e na época, pude verificar a importância de se fazer a doação de leite para outras mães que não tem condições de amamentar”.

Em entrevista ao programa Por Dentro, da TV Jornal Caruaru, a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra, reforçou a importância da doação do leite materno.

“O leite materno é uma vacina para os bebês, assim que eles nascem. Ele salva-vidas e é de extrema importância a sua doação”.

Veja vídeo