Bispo de Caruaru completa um ano de atuação

Ao longo deste desafiante ano de 2020, Dom José Ruy se deteve a conhecer melhor a Diocese, que é composta por 19 municípios e diversas realidades pastorais

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 21/09/2020 às 12:33
Divulgação
FOTO: Divulgação

Há exatamente um ano, no dia 21 de setembro de 2019, a Diocese de Caruaru vivenciava a posse do seu quinto bispo, Dom José Ruy Gonçalves Lopes (OFMCap). Fé, expectativa e emoção marcaram a tarde daquele sábado, onde uma multidão de fiéis acompanhou a solenidade que foi iniciada com um cortejo em carro aberto pela avenida Agamenon Magalhães, culminando na Catedral de Nossa Senhora das Dores, local da posse canônica.

Ao longo deste desafiante ano de 2020, Dom José Ruy se deteve a conhecer melhor a Diocese, que é composta por 19 municípios e diversas realidades pastorais. Com o seu jeito manso e acolhedor, Dom José Ruy logo mostrou ao seu rebanho o porquê do seu lema episcopal “Ex Toto Corde” (De todo do coração). É desta maneira que ele vive o seu episcopado, e nos ensina a cada pregação a viver melhor a nossa fé.

Nestes 365 dias, ele visitou paróquias, participou de festas de padroeiras e padroeiros, conheceu boa parte das cidades da Diocese, esteve em algumas instituições públicas e privadas, além de ter ordenado oito diáconos provisórios, que em alguns dias serão ordenados padres, marcando as primeiras ordenações presbiterais realizadas em seu bispado.

Na última semana, durante a Festa de Nossa Senhora das Dores, Dom José Ruy aprovou por meio de um decreto, a oração privada para pedir a abertura do processo de beatificação de Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares (PE), que faleceu em 18 de julho deste ano devido à Covid-19.

Celebração

Nesta segunda, o bispo de Caruaru irá celebrar a Santa Missa no Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores às 17h, oportunidade onde os diáconos que serão ordenados farão sua profissão de fé.