Eleições

TSE lança edital para empresas desenvolverem votação pelo celular

Tecnologia será testada este ano com candidatos fictícios

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 23/09/2020 às 10:50
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um edital nessa terça-feira (22) para empresas interessadas em desenvolver um sistema de votação através da internet para que os eleitores possam votar usando o celular em casa.

A tecnologia deverá ser testada na eleição deste ano utilizando candidatos fictícios em estandes disponibilizados em colégios eleitorais de Curitiba, Valparaíso de Goiás e São Paulo.

As empresas interessadas devem manifestar interesse entre 28 de setembro e 1º de outubro. Técnicos do TSE farão reuniões para desenvolver a ferramenta.

O novo sistema será monitorado pela Justiça Eleitoral e terá a participação de eleitores pré-selecionados para votar nos candidatos fictícios. De acordo com o TRE, "só serão avaliadas as sugestões que agreguem segurança ao processo eleitoral, em especial no que diz respeito ao sigilo do voto".

O Ministro Luís Roberto Barroso afirma que o objetivo do projeto é trazer uma forma mais moderna e barata para as votações brasileiras.

A condução do projeto será transmitida para os dois próximos presidentes do TSE, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que vão conduzir as eleições do ano de 2022.

*Com informações do Tecmundo