Saúde

Vacina contra covid não causa efeito colateral na maioria dos testados

A Coronavac está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, do Brasil, e o laboratório chinês, Sinovac

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 23/09/2020 às 15:46
Robson Valverde/SES-SC
FOTO: Robson Valverde/SES-SC

Durante entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (23), o governador de São Paulo, João Dória, divulgou que identificou 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que vêm participando dos testes em relação à vacina contra a covid-19, Coronavac, não apresentaram nenhum efeito adverso.

A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, do Brasil, e o laboratório chinês Sinovac. Desde o último dia 21 de julho, quando foram iniciados os testes em relação à Coronavac, que não houve registro de reação adversa nos 5.600 voluntários testados, segundo estudo elaborado, em parceria, entre ambas instituições.

"Os resultados comprovam que a Coronavac tem um excelente perfil de segurança e comprova também a manifestação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando a Coronavac como uma das 8 mais promissoras vacinas em desenvolvimento no seu estágio final em todo o mundo", disse Dória.

Primeiras doses

Também na coletiva, o governador de São Paulo ressaltou a utilização do primeiro lote da Vacina contra covid de cinco milhões de doses da Coronavac para o próximo dia 5 de outubro. Já na segunda quinzena de dezembro está prevista a fase de imunização contra a doença pelo estado paulista.