Saúde

Secretário diz que Índice de contágio do covid-19 está em queda em Pernambuco

De acordo com com André Longo, indicadores da doença chegaram aos patamares registrados em março

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 24/09/2020 às 10:25
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse durante uma entrevista nessa quarta-feira (23) que o estado está apresentando uma queda nos números do coronavírus. O Comitê de Enfrentamento apontou que Pernambuco está com uma tendência sustentada de queda pelo 2º mês consecutivo. De acordo com o comitê, houve uma redução de 18% nos casos graves e uma redução de 50% nas mortes pela doença.

Segundo os dados, o estado registrou 260 novos casos de coronavírus. 93,5% deles são leves e 6,5% são graves. São 141.777 casos ao todo e 8.085 mortes. André Longo afirmou que os indicadores de casos graves, óbitos e solicitações de leitos de UTI chegaram aos patamares que foram registrados em março, antes da pandemia crescer.

“A positividade nos testes para Covid-19, que já atingiu o pico de 58% em meados de abril, hoje está em 14,8%, e entre crianças e jovens é ainda mais baixo, de apenas 1,5% até os 19 anos”, disse ele.

O secretário reforçou que as medidas de prevenção contra a doença não devem ser diminuídas e que os cuidados devem continuar: “Isso não autoriza que as pessoas negligenciem o comportamento em relação a aglomeração, a utilização da máscara e ao isolamento social. Precisamos guardar a cautela necessária”.

Cinemas e eventos sociais são liberados

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou durante uma coletiva nessa quarta-feira (23), que os cinemas e os eventos sociais estão liberados a partir desta segunda-feira (28) na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, incluindo Caruaru.

Esses municípios avançarão para a etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. Na mesma data, as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores.

A quantidade de pessoas será limitada a 100 nos cinemas e nos eventos ou a 30% da capacidade do local.