Saúde

Secretário diz que Índice de contágio do covid-19 está em queda em Pernambuco

De acordo com com André Longo, indicadores da doença chegaram aos patamares registrados em março

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 24/09/2020 às 10:25
NOTÍCIA
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse durante uma entrevista nessa quarta-feira (23) que o estado está apresentando uma queda nos números do coronavírus. O Comitê de Enfrentamento apontou que Pernambuco está com uma tendência sustentada de queda pelo 2º mês consecutivo. De acordo com o comitê, houve uma redução de 18% nos casos graves e uma redução de 50% nas mortes pela doença.

Segundo os dados, o estado registrou 260 novos casos de coronavírus. 93,5% deles são leves e 6,5% são graves. São 141.777 casos ao todo e 8.085 mortes. André Longo afirmou que os indicadores de casos graves, óbitos e solicitações de leitos de UTI chegaram aos patamares que foram registrados em março, antes da pandemia crescer.

“A positividade nos testes para Covid-19, que já atingiu o pico de 58% em meados de abril, hoje está em 14,8%, e entre crianças e jovens é ainda mais baixo, de apenas 1,5% até os 19 anos”, disse ele.

O secretário reforçou que as medidas de prevenção contra a doença não devem ser diminuídas e que os cuidados devem continuar: “Isso não autoriza que as pessoas negligenciem o comportamento em relação a aglomeração, a utilização da máscara e ao isolamento social. Precisamos guardar a cautela necessária”.

Cinemas e eventos sociais são liberados

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou durante uma coletiva nessa quarta-feira (23), que os cinemas e os eventos sociais estão liberados a partir desta segunda-feira (28) na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, incluindo Caruaru.

Esses municípios avançarão para a etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. Na mesma data, as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores.

A quantidade de pessoas será limitada a 100 nos cinemas e nos eventos ou a 30% da capacidade do local. 

Mais Lidas