Saúde

Chocolate que aumenta imunidade criado por alunos de Pernambuco é finalista de Desafio de Robótica

Alimento tem as vitaminas necessárias para fortalecer o sistema imunológico

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/09/2020 às 11:19
Divulgação
FOTO: Divulgação

Pensando em criar algo para ajudar a melhorar o sistema imunológico durante a pandemia do coronavírus (covid-19), estudantes do SESI Escada criaram um chocolate que tem as quantidades ideais de vitaminas C, D e E, complexo B, zinco e selênio, ativos que são importantes para ter uma boa imunidade.

O projeto é um dos finalistas do Desafio de Robótica Covid-19, torneio estudantil promovido pelo SESI Nacional. O chocolate foi chamado de "Imunity" e tem 70% de puro teor de cacau, além de ser livre de lactose e ter a quantidade necessária de vitaminas. É indicado para idosos e crianças.

“Essas faixas etárias possuem mais dificuldade para ingerir cápsulas e medicamentos. Enquanto que os idosos fazem parte do principal grupo de risco da Covid-19 e devem ter ainda mais cuidados para não cair a imunidade, as crianças têm uma certa rejeição a remédios. Por isso, pensamos em criar um suplemento embutido em um chocolate”, disse a aluna do 2º ano do Ensino Médio do SESI Escada, Ester Santos.

A ideia de desenvolver o Imunity veio quando Ester e seus colegas de equipe, Tales Paulo, Heloísa Pereira, Silas Robert e Robson Matheus, se juntaram para criar um projeto para o Desafio de Robótica Covid-19. O projeto propunha que os alunos criarem soluções para diminuir os impactos causados pela doença.

“Pensamos em como poderíamos ajudar as pessoas a manterem a imunidade alta em tempos de epidemia. Foi aí que chegamos à conclusão que deveríamos fazer uma suplementação que tivesse a quantidade necessária de vitaminas”, completou Ester.

Das 367 equipes inscritas no Desafio, 39 passaram para a segunda fase. A Unity é a única do estado de Pernambuco.

“Essa competição foi bastante desafiadora e possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades. Foi emocionante acompanhar a evolução e a dedicação da equipe, além de vê-los como protagonistas na construção do conhecimento”, conta a professora e técnica da equipe, Mônica Mendonça.

Onde adquirir

Os estudantes fizeram amostras do chocolate em parceria com a rede de farmácias de manipulação Pharmapele. O produto custará, em média, R$ 130 a caixa com 30 unidades. Para adquirir o Imunity, as pessoas devem ir até uma loja da Pharmapele e fazer o pedido.