Alerta

Veja dicas de proteção da Polícia Federal contra os pedófilos

PF está divulgando recomendações aos pais ou responsáveis pelos menores

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 25/09/2020 às 14:43
Fotos Públicas/Imagem ilustrativa
FOTO: Fotos Públicas/Imagem ilustrativa

A Polícia Federal tendo em vista o aumento no número de denúncias dos crimes de pedofilia na internet durante o período de pandemia em que as crianças e adolescentes passam mais tempo em suas casas, aproveitando e acessando a internet através de seus computadores, tablets e dispositivos móveis encontra-se divulgando algumas recomendações importantes aos pais ou responsáveis, que devem ser repassadas aos menores. Veja dicas de proteção da Polícia Federal contra os pedófilos.

Confira

1 - Nunca inclua informações demasiadas nas redes sociais: número de telefone, RG, CPF, endereço, idade, filiação, escolaridade, gostos e preferências pessoais sobre: filmes, música, time favorito, esportes, comidas, vestuário, planos para o futuro.

2 - Evite postar fotos em excesso: Evite expor suas fotos íntimas ou com pessoas (os bandidos saberão quem são os seus amigos e círculo de amizade), carros com placas expostas (os bandidos poderão saber o endereço daquela pessoa através de funcionários ou policiais corruptos (INFOSEG), que possam conseguir essas facilidades juntos aos DETRAN´s estaduais, casas (Os bandidos poderão saber a cor, número, formato e estrutura de segurança do imóvel), escolas (os bandidos poderão saber onde a pessoa estuda).

3 - Nunca inclua desconhecidos em contatos: Cabe aos pais alertar sobre a presença de perfis falsos, pedófilos e grupos com conteúdo inadequado nas redes sociais mantendo apenas na lista de contatos apenas as pessoas que conhece fora do ambiente virtual, como os parentes, colegas de escolas e do condomínio.

4- Informe aos filhos que empresas e órgãos do governo pesquisam perfis das redes sociais na hora da contratação ou aprovação em concurso público: O jovem que está entrando no mercado de trabalho precisa estar atento quando estiver usando as redes sociais porque as empresas constantemente estão fazendo consultas para ver como é o caráter e a conduta de quem está sendo contratado.

5 - Preservar a privacidade: Nunca se deve confiar cegamente em namorados, amigos, parentes, vizinhos, e colegas de trabalho repassando, compartilhando, filmando ou cedendo para eles registros íntimos de fotos ou vídeos feitos em aparelhos celulares ou qualquer outro mecanismo de gravação. Na maioria das vezes namoros são rompidos de forma litigiosa onde ambas as partes aproveitam tais registro para se vingar ou chantagear um ao outro. Nunca deixe que fotos ou vídeos fiquem armazenados em celulares ou câmeras fotográficas ou filmadoras, tais objetos podem ser roubados ou perdidos e a pessoa que ficou de posse desses equipamentos podem baixar os arquivos e publicá-los na internet causando sérios prejuízos para quem o perdeu ou foi vítima do roubo;