Saúde

Comer de três em três horas ajuda a emagrecer? Confira!

Se para algumas pessoas, método acabou proporcionando resultados positivos no que diz respeito à perda de peso, para outras não passou de uma decepção

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 26/09/2020 às 9:06
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A busca pelo corpo perfeito costuma levar milhares de pessoas a adotar os mais variados tipos de métodos alimentares. Um bastante famoso, mas que já se encontra com status de mito é o de comer em períodos de três em três horas. Se para algumas pessoas, ele acabou proporcionando resultados positivos no que diz respeito à perda de peso, para outras não passou de uma decepção.

Mas comer de três em três horas ajuda mesmo a perder peso? Para descobrir essas e outras respostas, o NE 10 Interior consultou a nutricionista Karina Borges. Especializada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética, bem como em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, ela, primeiro, desmistificou a ideia de que para se perder peso é necessário cumprir a risca o método de alimentação a cada três horas.

“Para proporcionar a perda de peso pode-se comer de três em três horas ou não. Isso é uma questão de individualidade metabólica, pois têm pessoas que se adaptam melhor a este primeiro tipo de dieta para promover a perda de peso, em contrapartida, existem outras pessoas que não precisam ter de comer de três em três horas. Estas últimas pessoas podem dar um espaçamento de ingestão alimentar maior e mesmo, assim, alcançar o resultado desejado. Então: não existe a melhor estratégia para se perder peso e, sim, aquela que em as pessoas mais se adequam”.

Em relação ainda ao método de dieta a cada três horas, de acordo com a especialista, não há alimentos padrões a serem mais consumidos nestes intervalos. “Isso vai depender da individualidade de cada pessoa. Ou seja, não existem alimentos de uma forma geral a serem mais absorvidos”, explicou Karina.

Durante a entrevista para o NE 10 Interior, a nutricionista também chamou a atenção para a importância de se consultar um profissional da área antes de aderir a qualquer fórmula na busca pelo emagrecimento.


“É imprescindível, sim, passar pelo nutricionista, não só para este tipo de dieta, como também para qualquer outro, haja que ele é o único profissional capacitado para prescrever a dieta de acordo com as necessidades de macronutriente e micronutriente que as pessoas necessitam. Se fizerem dieta por conta própria, possivelmente, ficarão com deficiência nutricional e não apresentarão bons resultados”.

Contraindicações

Para finalizar, Karina Borges, explicou que não há contraindicações para quem quer adotar o método de se alimentar com o intervalo de três em três horas desde que, primeiro, ele passe por avaliação de um especialista. “Não há contraindicação. Pode ser adotado por quem está passando por tratamentos médico ou não. Tudo irá depender de uma avaliação do nutricionista”, finalizou.