Eleições 2020

Conheça cidades pernambucanas que possuem mais eleitores do que habitantes

Dois municípios do Agreste e dois do Sertão fazem parte do ranking com mais eleitores registrados em comparação com o quantitativo de moradores contabilizados

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 29/09/2020 às 11:52
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A cada eleição realizada no Brasil, dados curiosos costumam ser comentados e até viralizar nas redes sociais, em todo o país. Nas Eleições Municipais 2020, quatro municípios pernambucanos têm tudo para ficarem famosos, sendo citados bastante no território nacional. Isso porque, eles fazem parte do ranking dos municípios com mais eleitores registrados em comparação com o quantitativo de moradores contabilizados.

São eles: Cumaru, Brejinho, Calumbi e Sairé. Ou seja, dois localizados na região do Agreste (Cumaru e Sairé) e os outros dois no Sertão. Dentre eles, Cumaru é o que mais possui eleitores em relação a habitantes. O município agrestinense, segundo os dados do TSE, tem 15.335 mil eleitores registrados contra 10.192 habitantes. Cumaru lidera o ranking específico no que se refere também a todo o país.

Em entrevista, a atual prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, questionou os números divulgados. Segundo análise dela, essa diferença é culpa de um erro no Censo de 2000, que apontou uma quantidade maior de moradores do que existia na época. “Sou daqui, sempre morei aqui. A cidade só cresceu. A zona rural da cidade aumentou”, comentou.

Mais números

Já em relação aos demais municípios pernambucanos apontados com mais eleitores do que habitantes, Brejinho conta com 7.488 habitantes e 7.722 eleitores; Calumbi com 5.747 moradores e 6.154 eleitores, além de Sairé com 9.764 habitantes e 10.683 eleitores.